segunda-feira, 4 de abril de 2011
Ilha de paqueta
A Ilha de Paquetá
A senhora Paquetá
Veja também ► Dom João VI em Paquetá
A descoberta da Ilha de Paquetá em 1556 coube a André Thevet, o cartógrafo da expedição Villegaigon, que viera estabelecer a França Antártica. Estácio de Sá expulsa os franceses, inicia o processo de colonização e, no mesmo ano de fundação da Cidade do Rio de janeiro, 1565, doa a ilha sob a forma de duas sesmarias.
Paquetá sempre cumpriu papel importante na nossa história. Sua produção de cal e pedras, hortigranjeiros e pescado abastece a corte durante séculos. Já no Brasil-Colônia, as belezas naturais da Ilha atraem nobres famílias. Dom João VI, que chega a Paquetá refugiando-se de uma tempestade, se encanta com a ilha e sua comunidade e passa a ser hóspede regular na Chácara que hoje é conhecida como Solar D’EL rei.
A tradicional Festa de São Roque - padroeiro da ilha - contava com a presença do Rei, que graças às águas milagrosas do poço de São Roque teria sido curado de uma úlcera na perna.
Paquetá foi ainda o cenário principal da Revolta da Armada, quando a marinha revoltosa, sob comando do Almirante Custódio de Mello, aqui veio se abrigar.
Muitas chácaras centenárias, assim como o casario de diversos estilos, testemunham a ocupação da Ilha desde o período colonial. O paisagismo romântico de Pedro Bruno é delicado e em perfeita harmonia com o meio ambiente.
A vegetação nativa domina a paisagem e nomeio das ruas ainda esbarramos com árvores poupadas na abertura dos novos caminhos. Em 1904, foi celebrada na Ilha de Paquetá a primeira Festa da Árvore do Brasil.
Por essa rica identidade, a Ilha de Paquetá é um bairro do Rio de Janeiro transformado em APAC – Área de Preservação do Ambiente Cultural, com vários bens tombados, preservados e tutelados.
Um bairro diferente, para se passear com a família e com os amigos. Um bairro tranqüilo e seguro onde todos se deslocam em charretes, bicicletas, barcos, trenzinho turístico ou bucólicas caminhadas.
As ruas são de saibro com muito orgulho.
Os pássaros e as cigarras fazem o contraponto.
As frutas são doces e a comunidade é feliz e amiga.
Esse patrimônio é seu, Trate a ilha com carinho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário